Como customizar o Kernel do Ubuntu
Galera hoje estou postando aqui o primeiro de vários "Assim espero" de vários artigos sobre Linux, mas espero colocar mais artigos interessantes aqui nesta área a Vamos falar de linux oks ....
Customizar o Kernel não e uma tarefa fácil. Saiba que você pode arruinar o seu sistema se fazer alguma coisa errada nesse tutorial... O blog Geek Kernel não se responsabiliza pelos danos causados ao seu sistema....
A varias razões para você querer customizar o kernel do seu sistema. Talvez você queira desabilitar os sistemas do seu kernel para rodar apenas o necessário, especialmente se você esta rodando um servidor ou algum aplicativo que necessita apenas dos requerimentos essenciais. Se seu kernel não atende aos requerimentos de hardware você pode modifica-lo para que ele atenda aos requerimentos.
Este artigo não ira te instruir como fazer um patch no seu kernel, ele apenas ensinara como customizar o seu kernel. Mas para frente irei postar um artigo de como customizar o seu kernel, e algumas razões por que você deve fazer isso.
Para começar, precisamos entender qual a versão do Kernel esta instalada no seu sistema. Usamos o comando uname.
Agora que sabemos a versão devemos instalar o source para seu kernel, note que eu estou rodando a versão 2.6.17-10 kernel. Você pode substituir o numero do kernel para quer um que você esteja usando. Também precisaremos instalar algumas bibliotecas e algumas outras ferramentas para nos ajudar a compilar.$ uname -r
2.6.17-10-generic
sudo apt-get install linux-source-2.6.17 kernel-package libncurses5-dev fakeroot
Se você esta curioso para achar a o local de instalação do source do Linux, você pode usar o comando “dpkg” para te dizer onde os arquivos estão instalados. Aqui esta a informação que apareceu na minha tela quando entrei com o comando “dpkg” na tela de comando:
$ dpkg -L linux-source-2.6.17
/.
/usr
/usr/src
/usr/src/linux-source-2.6.17.tar.bz2
/usr/share
/usr/share/doc
/usr/share/doc/linux-source-2.6.17
(trimmed)
Podemos ver que o source esta instalado no diretório /usr/scr em um arquivo zipado.
Para deixar as coisas mais fáceis, iremos deixar o usuário no modo root
usando o sudopara abrir uma nova shell. A outros modos de fazer isso, mas eu
prefiro este:sudo /bin/bash
Agora mude o diretório para do source para começarmos a instalação. Note que você tem que instalar o aplicativo bunzip.
cd /usr/src
bunzip2 linux-source-2.6.17.tar.bz2
tar xvf linux-source-2.6.17.tar
ln -s linux-source-2.6.17 linux
Faça uma copia da configuração do seu kernel para usar como processo de compliação comum. Note que o caractere ` esta abaixo do til ~.
cp /boot/config-`uname -r` /usr/src/linux/.config
Agora vamos iniciar o aplicativo que irar nos ajudar a customizar o kernel:
cd /usr/src/linux
make menuconfig
Primeiro, vá para “Down to load na Alternative Configuration File”, e abra o arquivo .config (apenas aperte enter)
Agora dentro do aplicativo, podemos setar as opções para a nossa customização do kernel. A navegação é bem simples, tem uma legenda no alto da tela se você fica perdido. Eu decidir selecionar Networking e apertei enter para ir para a categoria.
Suporte para radio amador? Mais para eu iria instalar essa merda? Você reparou que o * que ele foi criado no kernel.
Apertando a tecla ?, nos podemos ver uma ajuda para as particularidades do item. Aqui esta a explicação:
Vamos tirar isso no nosso kernel... Por que eu iria querer isso no meu kernel mesmo ¬¬ .... Aperte esc para sair da tela de help, e aperte N para excluir isso do kernel.
Quando você acabar de escolher as suas modificações, entre na opção Exit and save a configuração esta pronta.
Agora nos temos que começar a compilar. Primeiro temos que fazer o make clean, apenas para ter certeza que esta tudo ok para começar a compliar.
make-kpkg clean
Agora vamos realmente compilar o kernel. E te falo uma coisa vai demorar pra CARALHO !!... Então vai procurar alguma coisa legal para fazer.... Liga seu note e vai jogar WOW ou vai jogar RPG com seus amigos....
Este processo iriar criar dois arquivos .ded no seu diretório /usr/src e la esta estará o kernel. O arquivo linux-image**** e a imagem do kernel atual, e o outro arquivo contem o que você pode instalar os dois via dpkg. Os nomes dos arquivos estarão diferentes dos outros do sistema.fakeroot make-kpkg –initrd –append-to-version=-custom kernel_image kernel_headers
Note que quando você enviar estes comandos irar setar a nova kernel como primaria. Isto pode fuder o seu sistema ! Se a sua maquina não der boot, você pode apertar esc na tela de loading menu do GRUB, e então selecionar a sua antiga kernel. Você pode desabilitar a kernel no /boot/grub/menu.1st ou então tentar compila-la novamente.
dpkg -i linux-image-2.6.17.14-ubuntu1-custom_2.6.17.14-ubuntu1-custom-10.00.Custom_i386.deb
dpkg -i linux-headers-2.6.17.14-ubuntu1-custom_2.6.17.14-ubuntu1-custom-10.00.Custom_i386.deb
Agora reinicie sua maquina se tudo funcionar legal, você estará rodando sua kernel customizada. Você pode checar isso usando o comando usname. Note que o numero sera diferente em sua maquina.
uname -r
2.6.17.14-ubuntu1-custom
Ta ai galera ... fiquem atentos para novos tutoriais de linux aqui no Geek Kernel...
Este tutorial tem como base nos tutoriais do site HowtoForge oks so pesquisar la no google que vcs encontram ele ... até ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário