SEM EVENTO DE RPG NA SUA CIDADE? FAÇA A SUA FESTA NERD! (COM FOTOS DA BH NERDPARTY 2009) [NITRODUNGEON – ARTIGOS]
No último dia 15 de Agosto (2009), participei mais uma vez da Nerdparty, uma festa muito doidimais organizada pela minha amiga Fernanda Nerd (twitter: http://twitter.com/NandaStarbuck) na casa do seu noivo-nerd Daniel (twitter: http://twitter.com/Daniel_Leitura/ ) )!
Essa é minha segunda Nerdparty, uma grande ajuda para aqueles que, como eu, estão ilhados em uma roça com raros ou pouquíssimos eventos nerds. Esse post é para divulgar a idéia de pequenos eventos particulares nerds, onde se pode jogar RPG, card games, videogames, fazer cosplay sem passar (muita) vergonha, pois todo mundo se conhece, etc.
Depois de duas Nerdpartys sensacionais, eu recomendo essa idéia, me diverti a beça, até mais do que em eventos monstros, que normalmente envolvem viagens a São Paulo (que não é roça, eu acho! J
Atenção: a quantidade de aparecimento da palavra “nerd” nesse post é bem grande!
O lance é simples: ninguém precisa esperar uma boa alma aparecer e organizar um mega-evento. Reúna os seus amigos nerds e os chegados-nerds dos amigos-nerds (e gatinhas nerds ou simpatizantes) em um lugar particular, onde se possa levar TVs, computadores, mesa para jogar RPG ou Cardgames, etc.
É como um dos incontáveis e entediantes churrascões ou feijoadas da turma do pagode, mas nesse caso é uma festa para a galera jogar games, jogos de tabuleiro, RPG, participar de concurso de cosplay sem multidão enchendo o saco, jogar Rock Band e Wii de galera, fazer combates de miniaturas, e tudo o mais que faz da vida nerd uma felicidade sem fim!
O legal é começar pequeno, com a sua turminha mais chegada e ir aumentando aos poucos a organização, mas nunca deixando o jeitão particular da coisa. Além de festa nerds
COMO FAZER UMA FESTA NERD (NERDPARTY MAKING-OF)
- Converse com seus nerds mais chegados sobre a nerd party e anote sugestões de lugar, eventos etc.
- Escolha um lugar para a festa, pode ser um salão de festas, uma casa bem doida ou um sítio (ótima opção, eu sonho um dia em fazer uma Rave Nerd!!!). Não precisa ser algo muito mega, a idéia é fazer um evento simples, para deixar o pessoal confortável!
- Faça um levantamento de videogames para a festa. No dia da festa é importante colocar nomes nos videogames e controles, para não misturar. Como o pessoal vai emprestar videogames para todo mundo jogar, é importante que os convidados da festa sejam pessoas conhecidas e bem legais!
- Organize eventos para a festa usando as habilidades nerds dos convidados. Mesas de RPG, batalha de miniaturas, card games, etc. Uma festa nerd é um ótimo lugar para mestres de RPG testarem jogos diferentes, cenários caseiros, etc. Só lembrando que em uma festa nerd, o mestre terá de 2 a 4 horas para mestrar um jogo, assim, aventuras curtas com personagens prontos para os jogadores é uma boa pedida. Todo convidado é um participante potencial da festa, tendo sempre em mente que o objetivo é a diversão de todos (longe das pagodagens e axézices da vida! J ).
- Comidas e Bebidas: Nas nossas festas nerds nós temos dois esquemas: ou fazemos uma vaquinha por meio de ingresso para comprar as comidas e bebidas, ou pedimos para quem for levar o que for beber e o que for comer. No nosso caso não permitimos bebidas alcoólicas em uma festa nerd, pois pinga e cerveja não combinam muito bem com um espaço lotado de videogames, computadores, notebooks, minis, mapas de RPG, etc. Um bebum pode derramar cerveja em um PS3 ou fazer xixi em cima de uma coleção caríssima de Warhammer 40.000! E quem quiser beber, em qualquer esquina tem um buteco com muito axé e pagode para você varar a noite chapadaço! J
- Use videogames com jogos para festa! Guitar Hero, Rock Band e Nintendo Wii (com jogos de festa) são ideais e funcionam muito bem!
- Concurso de Cosplay: Uma festa nerd mais particular é um ótimo espaço para começar a fazer cosplays. Como são poucas pessoas, o pessoal mais tímido não se sente sem graça em ficar fantasiado. Você pode organizar um concursinho de cosplay na festa mesmo, com votação por meio de papelzinho e um prêmio nerd para o vencedor (joguinho, bonequinho, miniatura, camisa de anime, etc.).
- RPG! Para mim esse é o principal motivo de uma festa nerd (plano malignos do Tio Nitro hehehe! ). Nesse ambiente você pode apresentar o RPG para gente que nunca jogou, mas, por causa do ambiente nerd, já deve ter ouvido falar ou tem alguma noção do jogo. Aventuras curtas com personagens prontos para os jogadores e regras simplificadas são uma boa pedida. Mestrar para jogadores hardcore velhos-de-guerra também é comum de acontecer em festas nerds. E para aqueles mestres que tem interesse em mestrar em eventos mais monstruosos (como os que acontecem em São Paulo, a cidade que não é roça nem a pau!),uma Festa Nerd é um bom lugar para começar!
- Varar a noite! Eu já tô mais velho que a cueca do Azalin e não agüento muito tempo, mas para as Festas Nerds que fazemos costumam começar a tarde e ir até as altas horas da madrugada ou a manhã do dia seguinte! Fazendo a festa nerd no sabadão, vocês podem varar pela madrugada e ainda esticar no domingão, para prolongar a redoma nerd o máximo possível, antes de retornar para o mundo normal, com seus pagodes intermináveis!
- Aluguel de máquinas de fliperama! Apesar de não conseguirmos o Street Fighter Rodoviária para a Nerdparty 2009 (todas as máquinas estavam alugadas), alugamos o Marvel versus Capcon (apesar de que tivemos o Street Fighter Rodoviária na Nerdparty 2009!! Doidimais!). Para isso, colocamos no preço do ingresso o valor do aluguel dividido entre a galera que participou! Recomendo pois é muito divertido ter uma máquina de fliperama a disposição!
Bem é isso aí, espero que tenha inspirado o pessoal a organizar Festas Nerds por todo o lado! Tudo que você precisa é de uma galerinha nerd e pronto! E lembrem-se do Capitão Planeta: “O Poder é de Vocês!”
Estas são as fotos das Nerdpartys 2009 desse último sábado (15/08/2009)!
Fotos dos PdMs, pena que não deu para usar pois estava uma zoeira, mas vai para a Campanha “Império das Sombras” DROW RULEIAM!
Bak Mei, o monge, o favorito de todas as minhas mesas de D&D 4e em convenções! Preciso criar novos personagens hahaha!
Surfista Prateado: Veja que gatinha!
Homem Aranha: Aonde?
Pinguim: Ninguém olha para mim! Preciso fazer uma dieta!
Dean: “Num vem não véio que eu te encho de sal com minha escopeta!”
Lorde Sith: “Se entregue ao lado negro…”
Dean: “Véio, eu já me entreguei, eu já fui no infeeeeerno véio e voltei! Vai assombrar porco, caray! Cuidado que a galera do lado negro da força não vira fumacinha fosforecente não, véio! Morreu ACABOOU! Toma um tiro de sal!” BUUUM!
Super Nintendo com ROCK’N ROLL RACING! E ainda joguei uns vinte minutos de CHRONO TRIGGER no cartucho original! Nerdgasmo!
SESSÃO DE RPG
Mestrei uma pequena aventura paralela da minha campanha Império das Sombras, onde os aventureiros testemunham o avanço das tropas de Comryr para salvar Evereska do cerco Netheriano e partem em uma missão para investigar o desaparecimento de comerciantes de Calinsham nas montanhas dos chifres, perto de Suzail. Eu tinha planejado algo mais longo, mas como tinha pouco tempo para mestrar (comecei mais tarde do que tinha previsto), fiz uma aventurinha mais curta, adaptando minha idéia original.
Os PJs investigaram umas ruínas nas Montanhas dos Chifres onde descobriram que os Drows (elfos negros) estavam capturando os comerciantes, o que indica uma movimentação dos Drows em conjunto com o império de Netheril. O clímax foi um combate montro onde os jogadores, que nunca tinham jogado D&D 4e, puderam experimentar o sistema e o combate! Foi muito divertido! :)
Mostrando o mapinha de Forgotten que carrego! Muita gente não conhece o cenário e isso dá um clima legal para a mesa!
Botando os inimigos: “Aqui pessoal, se morreu morreu, beleza? Nada de choro, nada de “por favor, mas eu adoro o meu personagem! Bwahahahahahahaha!”
CONCURSO DE COSPLAY!
Princesa Léia detonando o Lord Sith! (A ESPADA É FEITA DE LÂMPADA FLUORESCENTE AZULL! Tem que tomar muito cuidado!
Começando a nossa performance de Supernatural, eu entrei comendo coxinhas, pois o Dean fica o tempo todo comendo nos episódios! O Sam (Érika Esposanerd) , estava com escatas para vampiros (com um martelo, feitas pelo Conrado o meu cunhado não-nerd, ele também fez a minha escopeta de madeira e cano preto!). O Sam também estava com um saco de sal para espantas espíritos. COmo no seriado, o Sam ficou torrando a paciência do Dean! :)
Dean: Pare de rir Sam!
Sam: Eu não consigo, é um Demônio da Alegria!
Dean: Rápido! Precisamos de uma piada sem graça para expulsá-lo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário