quarta-feira, 25 de maio de 2011

A era dos nerds no cinema

A era dos nerds no cinema

Como os patinhos feios e desengonçados conquistaram o primeiro escalão de Hollywood

25/05/2011 06:00
Compartilhar:

Zach Galifianakis em "Se Beber Não Case": barbado, gordinho e no primeiro escalão de Hollywood
Foto: Divulgação
Zach Galifianakis em "Se Beber Não Case": barbado, gordinho e no primeiro escalão de Hollywood
Foi-se o tempo em que os nerds ficavam restritos às plateias ou se escondiam atrás das grandes produções de Hollywood. Na última década eles, que comemoram hoje seu dia de orgulho - 25 de maio é, entre outras coisas, a estreia do primeiro filme da série "Guerra nas Estrelas", em 1977 -, conquistaram espaço em frente às câmeras, estrelando histórias que atestam que o legal no século 21 não é apenas ter um rosto e um corpo bonitos.
Um dos nomes em alta na nova leva de atores de Hollywood é o comediante Zach Galifianakis, um dos personagens centrais da comédia "Se Beber Não Case - Parte 2", que estreia nesta semana no Brasil. Gordinho, barbudo e desengonçado, o ator participou de dezenas de programas de TV antes de estourar em 2009, interpretando o cunhado esquisito no primeiro "Se Beber Não Case".
No filme, além de provocar risos com questões absurdas e expressões impagáveis, o comediante consegue ofuscar o galã Bradley Cooper - outra estrela em ascensão, mas não no time dos nerds. Galifianakis é apenas um dos recém-beneficiados pelo hype dos nerds, que ganhou força em 2005 com o lançamento de "O Virgem de 40 Anos".
A comédia, dirigida por Judd Apatow e estrelada por Steve Carell, retratava um quarentão que colecionava bonecos (ou action-figures, em linguagem nerd), era fanático por games e, no caso, inexperiente com mulheres. O filme, que rendeu US$ 177 milhões (R$ 287 mi), abriu as portas para a trupe de Apatow tomar Hollywood.


Foto: Divulgação
Robert Carradine como protagonista de "A Vingança dos Nerds": óculos e cara de bobo compunham visual nerd em 1984
Um de seus braços direitos, o ator e roteirista Seth Rogen, aproveitou a oportunidade para emplacar as comédias "Ligeiramente Grávidos" (2006) e "Superbad - É Hoje" (2007). A segunda acompanha a tentativa de iniciação sexual de três amigos nerds - entre eles os jovens atores Michael Cera e Christopher Mintz-Plasse, que viriam a se tornar dois bastiões dos nerds em Hollywood por causa do porte físico desprivilegiado.
Enquanto Mintz-Plasse ganhou prestígio por interpretar McLovin em "Superbad", papel que o levou a outros filmes do tipo, como "Faça o Que Eu Digo, Não Faça o Que Eu Faço" (2008) e "Kick-Ass - Quebrando Tudo" (2010), Cera estrelou no mesmo 2007 o longa que trouxe as garotas geeks aos holofotes: "Juno".
Misto de drama e comédia, "Juno" revelou a atriz Ellen Page, que interpreta uma adolescente cuja primeira experiência sexual resulta em uma gravidez inesperada. Page, que já havia participado da adaptação de quadrinhos "X-Men: O Confronto Final", era admirada pelo público nerd como uma sex symbol - sem as curvas ou a lascividade das musas de Hollywood.
O sucesso dos nerds nos cinemas ganhou repercussão na TV com a estreia, em 2007, do seriado "The Big Bang Theory" - atualmente em sua quarta temporada. Retratando o dia-a-dia de quatro amigos, a série conseguiu atingir a marca de 14 milhões de expectadores nos Estados Unidos, comprovando o fascínio do público por tipos que há duas décadas eram satirizados pela sociedade.
Aparentemente o hype nerd veio para ficar. Mas há quem aposte na volta dos valentões. A Warner, responsável pela veiculação de "The Big Bang Theory", anunciou que está preparando uma versão às avessas de "A Vingança dos Nerds", clássico de 1984 em que um grupo de nerds luta para acabar com os abusos sofridos por uma fraternidade de tipos atléticos - e não muito inteligentes. Será que ainda cola?

Nenhum comentário:

Postar um comentário