terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Confirmado planeta que contém agua em estado liquido.

Comfirmado planeta que pode ter água.

Por: Elizabeth Landau, CNN

An artist's impression of the newly-discovered, Earth-like planet Kepler 22b
Representação artistica, Planeta Igual a Terra Kepler 22b

  •  Kepler-22b e o primeiro planeta confirmado na “Zona habitável” onde água em estado liquida e encontrado.
  •  O planeta tem duas vezes o tamanho da terra.
  • Os cientistas estão tentando determinar a massa do planeta.
  •  A missão Kepler já identificou mais de 2.000 planetas candidatos a sustentar vida "como a conhecemos".

Kepler-22b e o primeiro planeta confirmado que esta na "Zona habitável", este planeta foi descoberto pela missão Kepler da NASA este planeta tem condições de manter água em estado líquido na sua superfície.

O tamanho do planeta e de aproximadamente 2.4 vezes o tamanho da terra. Ele esta há 600 anos luz de distância. Para completar uma volta completa em sua estrela ele leva 290 dias diferentes da terra que eleva 365 dias.

Há também outros dois planetas confirmados esse ano pelo projeto que também estão na zona habitável, mas suas estrelas são muito frias em relação a terra, disse Bill Borucki, principal cientista por trás do projeto da NASA no Ames Research Center. 


"Se o aquecimento global do planeta for o mesmo que na superfície da terra, a temperatura do planeta seria algo em torno de 22 Graus Celsius, ou seja, uma temperatura muito agradável."

The quanto maior o aquecimento global maior a evaporação de água será, Disse Borucki. Um planeta não pode ter uma temperatura muito elevada se não toda a agua da superfície sera perdida.

A missão Kepler reportou em Fevereiro que já havia encontrado 54 planetas candidatos na zona habitável, Kepler-22b e o primeiro destes planetas a serem efetivamente confirmados, e os resultados serão publicados no O jornal da Astronomia. Ainda há potenciais planetas na lista.

Pesquisadores acharam estes planetas examinando o brilho das estrelas em função do tempo; o brilho cai quando um planeta passa a frente da estrela (em nossa perspectiva). Três transições são necessárias para a confirmação de um planeta. O período de transmissão do planeta Kepler-22b foi de 7,4 horas, e não indicou que este emitia luz, ou seja isto indica que ele é um planeta e não uma estrela.

Os cientistas ainda não mesuraram a massa de Kepler-22b, o que poderia dizer mais sobre a composição do planeta. Neste verão, quando a estrela do planeta estará mais alto no céu, telescópios serão capazes de determinar sua massa.


O planeta se torna ainda mais misterioso ja que seu raio esta entre a terra, Urano e Noturno, e ambos têm quatro vezes o raio da terra, ou seja, não sabemos o tamanho padrão para planetas.

"Nos não temos planetas como este no sistema solar".
Disse: Borucki.

A vida esta restrita a terra ou poderia existir em outros planetas como Kepler-22b? Talvez sejam as características da terra, como sua posição única no sistema solar, seu campo magnético forte e a presença de planetas largos como Júpiter faz da terra um planeta habitável raro (isto se chama de "Hipótese rara da terra"), mas também e possível que a vida seja comum, e nos somos apenas um exemplo dela.

"Assim que achamos um exemplo independente de vida em outro lugar do universo, como saberemos o quanto ambíguo o universo é. Estamo-nos procurando pelo Numero dois." Disse Jill Tarter of the SETI Institute.

A missão Kepler até agora já identificou mais de 2 mil planetas candidatos a haver vida.

Você pode ler mais sobre a missão Kepler no website. (Inglês).

Nenhum comentário:

Postar um comentário